4. Contornos Faciais

23/05/2015 0 Comentário(s) Auto-Maquilhagem,

CONTORNOS FACIAIS

 

► Um lado do rosto não é exactamente igual ao outro. Existem diferenças radicais que os distinguem uns dos outros. Ninguém é igual a ninguém.
É importante conhecermos nossa geometria facial para fazer uma maquilhagem mais adequada ao nosso tipo de rosto.
O padrão actual da maquilhagem guia-se por "pontos passivos" e "pontos activos", para decidir o que valorizar e o que esconder.

 

Pontos Passivos - Correspondem à testa, ao nariz, ao queixo e ao duplo queixo. Os pontos passivos, como são áreas de correcção, podem ser escondidos com truques.
Pontos Activos - São aqueles que dão a coloração bonita da maquilhagem, olhos, maçãs e boca. Precisam estar permanentemente em harmonia.

 

O contorno facial pode ser feito da seguinte maneira: Com a utilização de uma base de um tom mais escuro nos lugares que necessitam de sombreamento ou com um pó facial de um tom mais escuro.
O jogo de sombrear e iluminar cria uma ilusão óptica, onde você usa o tom escuro para "esconder" as imperfeições e usa o iluminador, para expandir ou destacar áreas que merecem destaque no rosto.
Para reconhecer a forma do seu rosto, é importante estar com o cabelo preso, para que o cabelo não atrapalhe na leitura da sua geometria. Se houver franja, necessário também prendê-la.

 

Para definir o formato de rosto, observamos a geometria e analisar as linhas.
Em primeiro lugar, devemos imaginar uma linha vertical dividindo o rosto em dois lados iguais. Depois deve-se dividir esta linha em 3 partes iguais e traçar linhas horizontais. No terço central deverá caber a altura do nariz, que se repete 3 vezes na linha da altura.
Depois, uma linha horizontal que divide o rosto ao meio e que deverá passar pelo meio do nariz.

 

 

ROSTO REDONDO

Parecido com o rosto oval, mas a testa e o queixo são curtos e a linha de largura é proporcional à linha de comprimento. A testa é curta e redonda e o espaço entre a raiz do nariz e o queixo é menor que o comprimento do nariz.
Maxilar pronunciado com cantos arredondados, maçãs ocultas por bochechas amplas e fartas.

São indicadas sobrancelhas no formato arqueado para quebrar o padrão. Faces muito redondas aparentam ser mais finas com o novo contorno. Possui cantos arredondados. Para criar a ilusão de um rosto oval, deve-se sombrear as laterais dos maxilares e laterais da testa. A iluminação deve ser feita no queixo e no centro da testa.

 

 

ROSTO TRIANGULAR

 

Rosto com testa larga e uma linha descendente que se afina no queixo. Formato de rosto pesado caracterizado por mandíbula mais larga e aberta, com cantos em ângulos rectos, localizados abaixo da linha centro de boca.
Deve-se sombrear as laterais da testa e o queixo. A iluminação deve ser feita nas laterais dos maxilares.

 

 

 

 

ROSTO CORAÇÃO

Semelhante ao rosto oval, apresenta formato de um triângulo inverso, ou seja, com uma testa longa e uma linha descendente que se afina no queixo. A linha da testa é a linha horizontal mais ampla no rosto, que vai se afinando até um ponto mais fino do queixo.
O ideal é harmonizar o visual com curvas, criando um formato de coração no rosto. A ponta do queixo serve como a ponta do coração e as sobrancelhas como a parte de cima. Opte por sobrancelhas curvas que suavizam a expressão. Deve sombrear as laterais da testa e o queixo. A iluminação deve ser feita nas laterais dos maxilares.

 

 

ROSTO DIAMANTE

Característica deste formato de rosto é parte da face muito larga, por isso o ideal é estreitar as sobrancelhas, suavizando os ângulos e respeitando os traços.
O contorno indicado são as curvas, pois afinam e dão expressão ao rosto. Os maxilares são acentuados, a testa estreita e o queixo fino.
As correcções devem ser feitas sombreando os lados mais evidenciados como o centro da testa, queixo e as laterais onde se aplica o blush. A iluminação deve ser feita nas laterais da testa e os maxilares.

 

 

ROSTO LONGO

Rosto com linha de comprimento desproporcional em relação à linha horizontal. A testa, as maçãs do rosto e a linha mandibular geralmente tem a mesma largura.
A principal intenção num rosto longo é fazê-lo parecer mais curto. As sobrancelhas devem ser em forma de linhas horizontais ou no formato achatado.
As correcções devem ser feitas escurecendo a testa e o queixo para que se tenha a impressão de rosto menor. A iluminação deve ser feita nas laterais dos maxilares para que o rosto fique mais arredondado.

 

 

ROSTO OVAL

É o tipo de rosto "ideal". Tem cantos suaves e delicados, a linha de largura é 2/3 da linha de comprimento e não possui ângulos proeminentes.
O indicado são as sobrancelhas angulosas e levemente arqueadas.
Esse tipo de rosto, por ter proporções perfeitas, dispensa correcções, são ângulos naturais, perfeitos para aplicação de maquilhagem em qualquer estilo.

 

 

ROSTO QUADRADO

A linha de largura é proporcional à linha de comprimento. Tem as laterais rectas bem como a testa e o queixo. Possui ângulos rectos nas laterais da testa e mandíbula, cujo alinhamento está abaixo da linha  centro da boca.
As sobrancelhas no rosto quadrado precisam ser mais leves, na forma arredondada para harmonizar o olhar e suavizar as feições.
Para "torná-lo oval", sombrear as laterais dos maxilares e laterais da testa. A iluminação deve ser feita no centro da testa e queixo e nas laterais abaixo das têmporas.

 

A maquilhagem feita de forma correcta sobressai os pontos fortes e ajuda a tratar a pele> bem-estar.

Etiquetas: Contornos Faciais

Deixe o seu comentário(s)